18 de jan. de 2009

Responsabilidade Social Empresarial


Responsabilidade Social Empresarial é o conceito, segundo o qual, empresas decidem, de forma voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um meio-ambiente mais limpo.
Com base nesse pressuposto, a gestão empresarial não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de metas meramente capitalistas de seus proprietários, mas também pelos interesses de outros agentes: os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.
Podemos situar o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) em dois níveis:

  • Nível interno: relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que por consequinte, podem influenciar os seus resultados.

  • Nível externo: tem em conta as consequências das ações de uma organização sobre os seus componentes externos: o meio-ambiente, seus parceiros de negócio e a comunidade próxima.
São diversos os fatores que deram origem à necessidade de desenvolvimento da consciência social em organizações empresariais. No contexto da globalização e da mutação industrial em larga escala, emergiram novas preocupações e expectativas nos cidadãos, nos consumidores, nas autoridades públicas e nos investidores.
Os indivíduos e as instituições, como consumidores e/ou como investidores, adotam, progressivamente critérios sociais nas suas decisões (ex.: os consumidores recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões na compra de produtos). Os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas, (ex.: marés negras, acidentes radioativos, contaminações agrotóxicas) tem gerado preocupações crescentes entre os cidadãos e diversas entidades civis, pressionando as empresas a adotarem requisitos ambientais e exigindo à entidades reguladoras, legislativas e governamentais a elaboração de leis mais severas e a vigilância da sua aplicação.
A responsabilidade social empresarial virou uma prioridade inevitável para dirigentes empresariais em qualquer país. Governos, ativistas e meios de comunicação hoje cobram de empresas a responsabilidade pelas conseqüências sociais de suas atividades, trazendo a público os resultados das ações empresariais, tanto as socialmente irresponsáveis como as que representam bons exemplos. Programas de RSE altamente visíveis costumam gerar publicidade favorável para a empresa, colaborando para a consolidação de sua reputação e imagem comercial.
Indo mais além, podemos comprar a Responsabilidade Social Empresarial como uma via de mão dupla: enquanto a empresa desenvolve ações benéficas para o meio-ambiente e comunidades circunvizinhas, também ganha status e torna-se referência social.


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